Quinta Pedagógica da Caria https://quintapedagogicadacaria.pt Educar, Admirar e Degustar Tue, 02 Jun 2020 02:23:15 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.3.4 O que as Crianças Podem Fazer este Verão? – 10 sugestões da Quinta Pedagógica da Caria https://quintapedagogicadacaria.pt/o-que-as-criancas-podem-fazer-este-verao-10-sugestoes-da-quinta-pedagogica-da-caria/ https://quintapedagogicadacaria.pt/o-que-as-criancas-podem-fazer-este-verao-10-sugestoes-da-quinta-pedagogica-da-caria/#respond Tue, 02 Jun 2020 02:01:11 +0000 https://quintapedagogicadacaria.pt/?p=14570 1. Brincar de forma segura... 2. Alimentar animais de quintas pedagógicas com sobras de fruta ou vegetais... 3. Saltar... 4. Pedalar em carros a pedais com capacete...

O conteúdo O que as Crianças Podem Fazer este Verão? – 10 sugestões da Quinta Pedagógica da Caria aparece primeiro em Quinta Pedagógica da Caria.

]]>

A propósito da nossa participação no programa Sociedade Civil da RTP2 de 1 de Junho 2020, numa emissão especial dedicada às crianças, onde nos juntámo aos simpáticos convidados do Luís Castro e sua equipa, sobre “O que as crianças podem fazer este verão?”, preparámos esta lista com ideias seguras e divertidas.

1. Brincar em parques infantis de forma segura e longe da estrada

2. Alimentar animais de quintas pedagógicas com sobras de fruta ou de vegetais (cascas, etc.)

3. Saltar ou fazer exercício em parques ou em plena natureza, utilizando circuitos de manutenção, rochas e elementos naturais

4. Pedalar na bicicleta ou em carros a pedais (com capacete!)

5. Colher flores ou folhas e fazer um herbário

6. Desenhar com pigmentos naturais das flores ou plantas

7. Conhecer as sementes e semear uma horta em casa no quintal ou em vasos

8. Participar nas colheita de fruta ou nas vindimas

9. Aprender a fazer agricultura biológica (por exemplo aqui)

10. Cozinhar refeições diversificadas com alimentos saudáveis

Perdeu a emissão do Sociedade Civil?

Clique aqui para ver a transmissão completa do episódio que inclui a nossa participação, ou leia aqui o resumo da conversa.

O conteúdo O que as Crianças Podem Fazer este Verão? – 10 sugestões da Quinta Pedagógica da Caria aparece primeiro em Quinta Pedagógica da Caria.

]]>
https://quintapedagogicadacaria.pt/o-que-as-criancas-podem-fazer-este-verao-10-sugestoes-da-quinta-pedagogica-da-caria/feed/ 0
O que as Crianças Podem Fazer este Verão? – ep. 106 do Sociedade Civil na RTP2 https://quintapedagogicadacaria.pt/o-que-as-criancas-podem-fazer-este-verao-ep-106-do-sociedade-civil-na-rtp2/ https://quintapedagogicadacaria.pt/o-que-as-criancas-podem-fazer-este-verao-ep-106-do-sociedade-civil-na-rtp2/#respond Tue, 02 Jun 2020 01:33:53 +0000 https://quintapedagogicadacaria.pt/?p=14562 Perdeu a emissão do Sociedade Civil? Clique aqui para ver a transmissão completa do episódio que inclui a nossa participação, ou leia abaixo o resumo da conversa. No programa Sociedade Civil da RTP2 de 1 de Junho 2020, numa emissão especial dedicada às crianças, juntámo-nos aos simpáticos convidados do Luís Castro e sua equipa para […]

O conteúdo O que as Crianças Podem Fazer este Verão? – ep. 106 do Sociedade Civil na RTP2 aparece primeiro em Quinta Pedagógica da Caria.

]]>
Perdeu a emissão do Sociedade Civil?

Clique aqui para ver a transmissão completa do episódio que inclui a nossa participação, ou leia abaixo o resumo da conversa.

No programa Sociedade Civil da RTP2 de 1 de Junho 2020, numa emissão especial dedicada às crianças, juntámo-nos aos simpáticos convidados do Luís Castro e sua equipa para dar sugestões seguras e divertidas sobre “O que as crianças podem fazer este verão?”.

Neste episódio do programa Sociedade Civil celebrou-se “o Dia da Criança dando ideias e conselhos para que os mais pequenos vivam este verão em segurança”, reunindo “especialistas de saúde, segurança e de atividades culturais e educativas”.

O programa não podia ter começado de forma mais segura, com a  Sandra Nascimento, presidente da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), apadrinhada pelo Nuno Markl e Ana Galvão, que até uma pausa fizeram na comédia para comunicar um assunto sério: piscinas, poços e tanques são 3 locais de elevado risco de afogamento, nos quais os adultos devem ter um especial cuidado, para evitar situações perigosas e para manter as suas crianças seguras.

A Sandra reforça que é nos ambientes construídos e com as crianças mais pequenas que acontecem este tipo de acidentes. Com as crianças mais velhas, as ocorrências são mais frequentes nas barragens e nos rios, sendo mais raras no mar.

O Luís Castro aposta que as famílias vão passar mais férias no Interior este ano.

A Sandra concorda e sublinha que as crianças irão visitar ambientes que lhes são estranhos e desconhecidos e que o primeiro passo é fazer um reconhecimento da periferia do local onde vão passar uns dias. Refere a Sandra que é aos adultos que cabe fazer esta avaliação, identificando os locais de risco, e.g. poços, rios ou barragens. No entanto, motiva para que se incluam as crianças nesta avaliação e preparação prévia, adaptando as regras à idade das crianças, e.g. quando pode tomar banho?, em que condições?, com a companhia de quem? E preparar também as crianças mais velhas para adquirir estas competências de avaliação do risco. Por exemplo, a identificação dos locais onde é permitido ir a banhos, os locais que têm vigilância, etc.

Também o pediatra Paulo Oom recomendou cuidados básicos para um verão que não seja muito diferente dos habituais verões.

Algumas medidas de excepção que sublinhou foram:
 

  1. limitar o número de pessoas com as quais a criança vai contactar;
  2. evitar grandes ajuntamentos de pessoas;

Evitando alarmismos, o pediatra recomenda que a criança conviva com os familiares e com os amigos habituais, desde que não estejam doentes.

Nas crianças mais pequeninas, até aos 2, 3 ou 4 anos, o Paulo denota que é muito difícil promover o distanciamento físico ou o uso de máscara, que são medidas que os adultos conseguem fazer facilmente. Por isso, é melhor partir do princípio que essas medidas não vão acontecer.

À pergunta do Luís Castro “A partir de que idade é que as crianças devem usar máscara?“, Paulo Oom esclarece: “a máscara é usada para protecção dos outros, ou seja, a máscara não é usada para a criança se proteger a si própria”. O pediatra conclui que a máscara não deve dar aos pais uma sensação de falsa segurança, de que como o filho ou filha tem máscara por isso não se vai contagiar; não, “o meu filho tem máscara e portanto se estiver contagiado, não vai contagiar os outros”. Assim, a máscara pode ser usada em qualquer idade, desde crianças com menos 1 ano, depende um pouco da personalidade de cada criança, pois o uso da máscara exige alguma concentração, e “as crianças são crianças”.

As recomendações gerais do pediatra Paulo Oom para um verão em segurança são muito simples:

  1. promover actividades ao ar livre, mais do que actividades dentro de casa, e
  2. promover que o grupo de crianças com quem a crianças contacta seja o grupo habitual dos seus familiares ou dos seus amigos em número inferior a 10 (ou seja, um número mais restrito).

Além do já referido risco de afogamento, tanto da comprida costa portuguesa como nas praias fluviais, que pode provocar mortes ou sequelas graves, e que nunca é de menosprezar, o Paulo chamou à atenção para os cuidados com a exposição ao sol, a evitar entre as 11h e as 16h, para a hidratação (de preferência com água), e para os acidentes (e.g. andar de bicicleta sim mas com um capacete adequado ao tamanho da criança, para prevenir o risco de traumatismo craniano).

É muito importante os pais darem o exemplo, remata o pediatra: “a criança aprende muito mais por aquilo que vê do que por aquilo que lhe é dito”.

A Sandra concordou, que “é muito importante que a criança tenha oportunidade de brincar ao ar livre o mais possível”. Brincar ao ar livre está a fazer muita falta às nossas crianças, defende, o mais perto da Natureza possível e afastadas do trânsito. E o Luís relembrou a importância de não ter crianças à solta no carro durante as viagens mas sim protegidas pelo cinto de segurança na respectiva cadeirinha.

Esta emissão especial ainda deu para um mergulho no Oceanário, cheio de programas para férias divertidas, onde as crianças podem conhecer desde os tubarões, aos pinguins, às lontras e ao carismático peixe-lua, guiados pela Teresa Pina. A responsável pelo departamento de Educação referiu que o Ocenário oferece uma experiência do oceano em segurança.

Na nossa intervenção deixámos algumas sugestões para as famílias, nomeadamente o nosso atelier de sementeira, muito popular nas visitas de escolas ou instituições com crianças, e que rivaliza com a actividade “agricultor biológico por uma hora“, que é geralmente aliado à promoção da consciência ambiental e da reciclagem. Também falámos da importância da preservação do solo, dos alimentos biológicos e dos novos cursos bio online.

Como o tempo foi curto e muito haveria para conversar sobre outras sugestões, deixamos aqui 10 sugestões sobre o que fazer com as crianças este verão e que pode consultar aqui.

Como constatou o Luís, toda a gente sabe onde fica o Oceanário, e do Oceanário à Quinta Pedagógica da Caria são cerca de 60 km e menos de 50 minutos pela auto-estrada A8. Por isso, aqui fica o desafio: na próxima visita ao Oceanário, planeie uma manhã no Oceanário e uma tarde na Quinta Pedagógica da Caria, ou vice-versa. A boa noite de sono das crianças nesse dia, fica por nossa conta! Combinado, Oceanário de Lisboa?

O programa continuou com os monumentos que se podem visitar em Sintra, entre outros encantos, guiado por José Lino Ramos da Parques de Sintra – Monte da Lua, que recomendou rebolar pelos relvados de Seteais e de Monserrate. Com a segurança na ordem do dia, o administrador tranquilizou os visitantes com o selo “Clean & Safe” do Turismo de Portugal, e diz que os 80 hectares do Parque da Pena dão para tudo, e mais alguma coisa. A carta de condução de burro que se tira em Sintra foi uma agradável surpresa (vamos averiguar se podemos abrir também aqui uma escola de condução de burros, já que parece haver falta de condutores habilitados no país… 🙂 ).

Miguel Freitas do Campo Jovem convida crianças e jovens a fazer actividades radicais e sobretudo a socializar à moda antiga durante uns dias, isto é, sem recursos a tecnologias. A excepção é a meia hora por dia para telefonar aos pais. A forte componente pedagógica do programa dura 7 ou 15 dias em Tomar, no centro do país, e permite aos pais umas pequenas férias dos filhos. O campo de férias é para crianças e jovens dos 6 aos 18 anos.

Avisa o Miguel que no Campo Jovem não existe muita rede de internet…

mas que as crianças e jovens mesmo assim sobrevivem! 😉 Se os seus filhos ainda não arrumam os quartos nem põem a mesa, fale com o Miguel 😉 que garante que no Campo Jovem eles fazem tudo isto e sem nenhum esforço.

Da Junta de Freguesia do Parque das Nações juntou-se à emissão o autarca Mário Patrício, presidente da junta, que recomendou a zona ribeirinha de 5 km, que tem o Parque Tejo pelo meio, com muitos jardins e espaço público para desfrutar por miúdos e graúdos. Para apoio às famílias, a junta está a preparar um programa de férias que inclui a bicicleta como veículo de mobilidade, sendo que a junta de freguesia está a preparar disponibilizar bicicletas para quem não as tenha.

Com tantas opções, Luís Castro termina a emissão com chave de ouro: “Ideias não faltam. Saia de casa, leve os miúdos, aproveite a oferta cultural e o ar livre, sempre com os cuidados recomendados! Fique bem.”

P.S. Se quiser agendar uma visita guiada em família aqui na quinta, contacte-nos com antecedência para avaliar a disponibilidade de data e de horário, através do formulário na nossa página de contactos. Para mais informações sobre os próximos cursos bio online ou a subscrição de cabazes biológicos ao domicílio, saiba mais aqui.

O conteúdo O que as Crianças Podem Fazer este Verão? – ep. 106 do Sociedade Civil na RTP2 aparece primeiro em Quinta Pedagógica da Caria.

]]>
https://quintapedagogicadacaria.pt/o-que-as-criancas-podem-fazer-este-verao-ep-106-do-sociedade-civil-na-rtp2/feed/ 0
Pano de Cera de Abelhas – Beeswax wrap https://quintapedagogicadacaria.pt/pano-de-cera-de-abelhas-beeswax-wrap/ https://quintapedagogicadacaria.pt/pano-de-cera-de-abelhas-beeswax-wrap/#respond Wed, 18 Dec 2019 00:33:42 +0000 https://quintapedagogicadacaria.pt/?p=8945 O que é e como se usa o pano de cera de abelhas? Os panos de cera de abelhas são materiais artesanais, feitos de algodão, cera de abelhas, resina de pinheiro e óleo de jojoba orgânico. Têm um cheiro característico a mel e resina, e são um “pegajosos”. Usando o calor das mãos moldam-se sobre […]

O conteúdo Pano de Cera de Abelhas – Beeswax wrap aparece primeiro em Quinta Pedagógica da Caria.

]]>
Beeswax wrap - pano de cera de abelhas

O que é e como se usa o pano de cera de abelhas?

Os panos de cera de abelhas são materiais artesanais, feitos de algodão, cera de abelhas, resina de pinheiro e óleo de jojoba orgânico. Têm um cheiro característico a mel e resina, e são um “pegajosos”. Usando o calor das mãos moldam-se sobre frutas, vegetais, pão, bolachas, ou servem para cobrir copos e taças com alimentos, permitindo que estes respirem. Servem para guardares alimentos no frigorífico, para os levares contigo na lancheira ou para os armazenares no congelador até um més. Não usar com carne e peixe crus.

Quais os cuidados a ter com a limpeza e manutenção?

Lavar com água fria e sabão neutro e secar ao ar. Não usar a temperaturas altas (forno, microondas, máquina de lavar, ferro de engomar), uma vez que a cera vai derreter com o calor e pode danificar outros tecidos ou materiais. Quando usados no congelador, deixa descongelar o pano durante 5 minutos antes de abrires o pano para a cera não partir.

Guarde o queijo com o pano de cera de abelhas, um material natural e respirável, e uma alternativa viável ao plástico

Quanto tempo dura o pano de cera de abelhas?

O pano de cera de abelhas pode durar até um ano. Ao fim de algumas utilizações, os panos ganham vincos, pelos sítios onde foram dobrados, o que é normal. Quando o pano deixar de ser aderente poderá ser colocado no lixo orgânico ou no composto. Em alternativa, os panos poderão ser reencerados para prolongar a sua vida útil.

Porque nos lembrámos de fazer panos de cera de abelhas?

Damos valor aos materiais reutilizáveis, amigos do ambiente, produzidos localmente. Acreditamos que o desperdício que é deixado pelo pano de cera de abelhas é menor, comparando com a utilização de plásticos ou filme aderente, e é facilmente biodegradável.

Para reservar um beeswax wrap, envia-nos um email aqui.

Consulte aqui a agenda das próximas oficinas e formações.

O conteúdo Pano de Cera de Abelhas – Beeswax wrap aparece primeiro em Quinta Pedagógica da Caria.

]]>
https://quintapedagogicadacaria.pt/pano-de-cera-de-abelhas-beeswax-wrap/feed/ 0
Época de Enxertos: Como o Vitor duplicou a Macieira antiga “Malápio” https://quintapedagogicadacaria.pt/epoca-de-enxertos-como-o-vitor-duplicou-a-macieira-antiga-malapio/ https://quintapedagogicadacaria.pt/epoca-de-enxertos-como-o-vitor-duplicou-a-macieira-antiga-malapio/#respond Thu, 11 Apr 2019 15:48:11 +0000 https://quintapedagogicadacaria.pt/?p=5660 O Vitor é um entusiasta agrícola que já participou em várias formações aqui na quinta. Enxertia e Poda Após fazer o Curso de Poda em Árvores de Fruto (teórico e prático) em 2018, não quis perder o Curso de Enxertia, nem o Curso Avançado de Poda em Árvores de Fruto (prático) de 2019, todos com […]

O conteúdo Época de Enxertos: Como o Vitor duplicou a Macieira antiga “Malápio” aparece primeiro em Quinta Pedagógica da Caria.

]]>

O Vitor é um entusiasta agrícola que já participou em várias formações aqui na quinta.

Enxertia e Poda

Após fazer o Curso de Poda em Árvores de Fruto (teórico e prático) em 2018, não quis perder o Curso de Enxertia, nem o Curso Avançado de Poda em Árvores de Fruto (prático) de 2019, todos com o formador José Carlos Ferreira, eng. Agrónomo e produtor de fruta biológica.

Ficámos muito felizes ao receber do novo enxerto pelo email do Vitor que contava o seguinte:

No ano passado nasceu debaixo de um marmeleiro um rebento que transplantei.

Como este ano estava muito forte, lembrei-me de fazer um enxerto como aprendi no curso.

Utilizei um ramo de uma macieira antiga, que aqui chamam malápios.

O enxerto correu tão bem que cresceu mais de 30 centímetros. Fiz outros enxertos mas alguns não pegaram.


Aprendi muita coisa de que estou já a tirar resultados.

                                                                 Vitor Pereira

Na imagem acima vemos a Enxertia bem sucedida do Vitor, enxerto de Macieira Malapio enxertada em Marmeleiro.

E depois da Enxertia?

O Vitor, apesar de estar reformado, não desistiu de aprender. Este ano já participou no Curso de Tratamentos Biológicos na Vinha e no Pomar com o formador José Raul Ribeiro (eng. Agrónomo, produtor e formador), que também teve um impacto muito positivo nos formandos e que por consequência vai continuar a ter nos terrenos de cada um, sejam quintais, pequenos pomares, ou áreas extensas de produção.

Se tem curiosidade em saber mais sobre enxertia, leia este artigo ou inscreva-se no próximo Curso de Enxertia Teórico e Prático.

Quer saber mais sobre Poda?

Se é a poda das árvores de fruto que o preocupa, registe a sua pré-inscrição para os próximos Cursos de Poda (saiba mais aqui) ou descubra neste artigo se comete um dos 4 erros mais comuns na poda de árvores de fruto.

Ou gostava de melhorar a sua produção de fruta?

Conheça o Curso de Tratamentos Biológicos que o pode ajudar a melhorar a produção e a qualidade da sua Vinha ou do seu Pomar. Consulte a agenda das próximas formações.

O conteúdo Época de Enxertos: Como o Vitor duplicou a Macieira antiga “Malápio” aparece primeiro em Quinta Pedagógica da Caria.

]]>
https://quintapedagogicadacaria.pt/epoca-de-enxertos-como-o-vitor-duplicou-a-macieira-antiga-malapio/feed/ 0
Miminhos de Música – 16 Março 2019 (2ª edição) https://quintapedagogicadacaria.pt/miminhos-de-musica-16-marco-2019-2a-edicao/ https://quintapedagogicadacaria.pt/miminhos-de-musica-16-marco-2019-2a-edicao/#respond Fri, 25 Jan 2019 16:55:58 +0000 https://quintapedagogicadacaria.pt/?p=3685 Dia 16 de Março, a Ana Isabel e a Margarida voltam à quinta para dar mais Miminhos de Música numa Sessão de Música para Pais e Filhos, onde também podem assistir Educadores e outros profissionais que intervenham na primeira e segunda infância. Vai ser mais uma festa dentro de outra festa, o 4º aniversário da quinta […]

O conteúdo Miminhos de Música – 16 Março 2019 (2ª edição) aparece primeiro em Quinta Pedagógica da Caria.

]]>
Dia 16 de Março, a Ana Isabel e a Margarida voltam à quinta para dar mais Miminhos de Música numa Sessão de Música para Pais e Filhos, onde também podem assistir Educadores e outros profissionais que intervenham na primeira e segunda infância. Vai ser mais uma festa dentro de outra festa, o 4º aniversário da quinta em mais uma Festa da Primavera 2019. Saiba mais abaixo sobre este workshop de música inovador.

Uma experiência de música para Pais e Filhos

na Quinta Pedagógica da Caria

9h30: sessão 0-3 anos

10h30: sessão para 4-5 anos

Inscreva-se Agora na Sessão de Música para Pais e Filhos

  • Sabia que na infância se estabelecem as bases do vocabulário musical?
  • Crescer musicalmente em grupo é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e social
  • Experiências de música e movimento baseadas na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon

Nascemos musicais e com uma capacidade inata de lidar com a música.

É na primeira infância e na infância que se estabelecem as bases do vocabulário musical (expressivo e compreensivo).

Estas bases só se constroem quando nos empenhamos ativamente em várias formas de fazer e criar música, por exemplo:

  • Quando nos envolvemos e deixamos envolver num ambiente de linguagens musicais diversas,
  • Quando nos deixamos abraçar e embalar por experiências musicais ricas.

A música para bebés é um colo de expressão, comunicação, realização, satisfação, bem-estar.

Sábado, 16 de Março 2019

Organização

Quinta Pedagógica da Caria – Um lugar tranquilo onde lhe oferecemos uma mistura harmoniosa de experiências sensoriais, pedagógicas e de ar livre. Escolha experiências memoráveis através da visita guiada, de workshops, do nosso espaço tranquilo e dos produtos que produzimos em modo biológico.

Inscrição obrigatória – vagas limitadas

Inscreva-se Agora na Sessão de Música para Pais e Filhos

O conteúdo Miminhos de Música – 16 Março 2019 (2ª edição) aparece primeiro em Quinta Pedagógica da Caria.

]]>
https://quintapedagogicadacaria.pt/miminhos-de-musica-16-marco-2019-2a-edicao/feed/ 0
Jardim Comestível – 24 Março – 5ª edição de Workshop com a Fernanda Botelho https://quintapedagogicadacaria.pt/jardim-comestivel-24-marco-2019-5-edicao-de-workshop-com-a-fernanda-botelho/ https://quintapedagogicadacaria.pt/jardim-comestivel-24-marco-2019-5-edicao-de-workshop-com-a-fernanda-botelho/#respond Fri, 25 Jan 2019 15:08:04 +0000 https://quintapedagogicadacaria.pt/?p=3661 Dia 24 de Março, a Fernanda Botelho brinda-nos mais uma vez com o workshop “Jardim Comestível”. Vem celebrar da melhor forma o 4º aniversário da quinta. Vai ser uma festa florida dentro da nova edição da Festa da Primavera de 2019. É uma oportunidade única para iniciar o seu próprio jardim comestível; ou para aprender […]

O conteúdo Jardim Comestível – 24 Março – 5ª edição de Workshop com a Fernanda Botelho aparece primeiro em Quinta Pedagógica da Caria.

]]>
Dia 24 de Março, a Fernanda Botelho brinda-nos mais uma vez com o workshop “Jardim Comestível”. Vem celebrar da melhor forma o 4º aniversário da quinta. Vai ser uma festa florida dentro da nova edição da Festa da Primavera de 2019. É uma oportunidade única para iniciar o seu próprio jardim comestível; ou para aprender mais sobre flores comestíveis e flores benéficas para as hortas e jardins.

Domingo, 24 de Março 2019, 15h-18h

Inscreva-se Agora no Workshop Jardim Comestível

O que esperar deste workshop?

• Venha descobrir a importância de termos uma horta mais colorida e mais biodiversa

• Que flores são úteis para atrair abelhas e joaninhas e ao mesmo tempo comestíveis

• Vamos provar algumas e levar para casa estacas para iniciar o nosso jardim comestível

Biografia:

Fernanda Botelho nasce na Tojeira, Sintra, e aos 17 anos viaja para Londres, onde inicia e conclui a formação como educadora no método Montessori.

Na capital inglesa, estuda ainda pedagogia Waldorf e fotografia, realizando cursos sobre plantas medicinais. Membro da Herb Society UK desde 1997, regressa a Portugal aos 37 anos e desenvolve projetos de educação ambiental junto de escolas, de associações culturais e de câmaras municipais.

Autora do blogue Malva Silvestre, estuda literatura infantil com António Torrado e Margarida Fonseca Santos. Para além dos livros infantis publicados recomendados pelo PNL publica As Plantas e a Saúde, um guia de remédios caseiros, já na segunda edição, recentemente Uma Mão Cheia de Plantas que curam e 7 agendas anuais desde 2010 sobre plantas e flores.

No seu jardim, partilha os dias com plantas medicinais espontâneas e cultivadas, um enorme sabugueiro, uma velha figueira, muitos pássaros e alguns gatos.

Para saber mais sobre a Fernanda Botelhohttp://malvasilvestre.blogspot.pt/

Organização:

Quinta Pedagógica da Caria – Um lugar tranquilo onde lhe oferecemos uma mistura harmoniosa de experiências sensoriais, pedagógicas e de ar livre. Escolha experiências memoráveis através da visita guiada, de workshops, do nosso espaço tranquilo e dos produtos que produzimos em modo biológico.

Inscrição obrigatória – vagas limitadas

Inscreva-se Agora no Jardim Comestível

Veja no menu Cursos Bio 2019 as próximas formações disponíveis.

O conteúdo Jardim Comestível – 24 Março – 5ª edição de Workshop com a Fernanda Botelho aparece primeiro em Quinta Pedagógica da Caria.

]]>
https://quintapedagogicadacaria.pt/jardim-comestivel-24-marco-2019-5-edicao-de-workshop-com-a-fernanda-botelho/feed/ 0
Quinta Pedagógica da Caria e Movimento Pró-Informação para a Cidadania e Ambiente dinamizam Reflorestação Ribeirinha – 24 Fevereiro https://quintapedagogicadacaria.pt/quinta-pedagogica-da-caria-e-movimento-pro-informacao-para-a-cidadania-e-ambiente-dinamizam-reflorestacao-ribeirinha-cidadania-e-voluntariado/ https://quintapedagogicadacaria.pt/quinta-pedagogica-da-caria-e-movimento-pro-informacao-para-a-cidadania-e-ambiente-dinamizam-reflorestacao-ribeirinha-cidadania-e-voluntariado/#respond Thu, 24 Jan 2019 23:39:54 +0000 https://quintapedagogicadacaria.pt/?p=3650   Domingo, 24 de Fevereiro 2019, 9h30-15h30 Inscreva-se Agora O que esperar desta acção de reflorestação? 1) Palestra sobre a Floresta Autóctone• Alexandra Azevedo – Presidente do MPI   2) Reflorestação na Ribeira do Caniçal• Floresta autóctone• Agrofloresta   3) Almoço-convívio partilhado• Traga algo para comer, beber e partilhar   4) Visita guiada e Troca […]

O conteúdo Quinta Pedagógica da Caria e Movimento Pró-Informação para a Cidadania e Ambiente dinamizam Reflorestação Ribeirinha – 24 Fevereiro aparece primeiro em Quinta Pedagógica da Caria.

]]>

 

Domingo, 24 de Fevereiro 2019, 9h30-15h30

Inscreva-se Agora

O que esperar desta acção de reflorestação?

1) Palestra sobre a Floresta Autóctone
• Alexandra Azevedo – Presidente do MPI

 

2) Reflorestação na Ribeira do Caniçal
• Floresta autóctone
• Agrofloresta

 

3) Almoço-convívio partilhado
• Traga algo para comer, beber e partilhar

 

4) Visita guiada e Troca de Sementes

 

5) Assembleia-geral do MPI – apenas para sócios do MPI

 

 

Organização em parceria:

MPI – Movimento Pró-Informação para a Cidadania e Ambiente: uma associação de defesa do ambiente legalmente constituída em 2003, a partir de um movimento espontâneo de cidadãos iniciado em 1999 no auto-denominado “Movimento Pró-Informação sobre o Aterro Sanitário do Oeste”, e desde então têm diversificado as áreas de intervenção com destaque para os transgénicos, eco-gastronomia, floresta autóctone e educação para o desenvolvimento sustentável. O MPI é parceiro da Plataforma Transgénicos Fora, Plataforma pela Reciclagem na Valorsul, Movimento pelas Sementes Livres e do CREIAS Oeste.

 

Quinta Pedagógica da Caria – Um lugar tranquilo onde lhe oferecemos uma mistura harmoniosa de experiências sensoriais, pedagógicas e de ar livre. Escolha experiências memoráveis através da visita guiada, de workshops, do nosso espaço tranquilo e dos produtos que produzimos em modo biológico.

 

 

Inscrição gratuita obrigatória – vagas limitadas

Inscreva-se Agora

 

O conteúdo Quinta Pedagógica da Caria e Movimento Pró-Informação para a Cidadania e Ambiente dinamizam Reflorestação Ribeirinha – 24 Fevereiro aparece primeiro em Quinta Pedagógica da Caria.

]]>
https://quintapedagogicadacaria.pt/quinta-pedagogica-da-caria-e-movimento-pro-informacao-para-a-cidadania-e-ambiente-dinamizam-reflorestacao-ribeirinha-cidadania-e-voluntariado/feed/ 0
Cosmética Natural Facial (workshop) – 16 de Junho 2018 https://quintapedagogicadacaria.pt/cosmetica-natural-facial-workshop-16-de-junho-2018/ https://quintapedagogicadacaria.pt/cosmetica-natural-facial-workshop-16-de-junho-2018/#respond Sun, 27 May 2018 21:47:55 +0000 https://quintapedagogicadacaria.pt/?p=1430 Depois de trazer o Sabão Natural à quinta, com o Workshop de Cosmética Natural Facial a Dulce Mourato vai ensinar-lhe como cuidar da sua face com produtos naturais que pode elaborar em casa. Dia 16 Junho 2018: 15h-19h (Sábado) O que vou aprender neste Workshop de Cosmética Natural Facial? Elaboração de: – Desmaquilhante – Creme facial […]

O conteúdo Cosmética Natural Facial (workshop) – 16 de Junho 2018 aparece primeiro em Quinta Pedagógica da Caria.

]]>
Depois de trazer o Sabão Natural à quinta, com o Workshop de Cosmética Natural Facial a Dulce Mourato vai ensinar-lhe como cuidar da sua face com produtos naturais que pode elaborar em casa.

Dia 16 Junho 2018: 15h-19h (Sábado)

O que vou aprender neste Workshop de Cosmética Natural Facial?

Elaboração de:

– Desmaquilhante

– Creme facial anti-rugas

– Esfoliante facial

– Baton hidratante

Inscrições limitadas:

min. 12 participantes

max. 18 participantes

Inclui a sebenta com parte teórica e as fórmulas para elaborar em casa os seus produtos cosméticos.

Todos os formandos levam para casa os produtos que produzirem durante este Workshop de Cosmética Natural Facial.

Formadora:

Dulce Mourato, professora de matemática e de ciências naturais, artesã de saboaria, cosmética natural e feltragem artesanal, é casada e mãe.

Motivada desde cedo a uma construção de um mundo mais limpo e ecológico, tornou-se uma autodidata nas lides de produção de cosméticos e sabão natural.

Formada em Biocosmética pelo Instituto Português de Naturologia. É coautora de dois livros “Sabão & Cosmética natural – um guia prático sem segredos” e ” Cosmética e Saboaria Natural”, tendo sido o consultora da revista “Sabão”.

Dá formação em diversas áreas de artesanato e foi-lhe reconhecido um prémio pela APM pelo projeto “Matemática onde estás” na produção de detergentes ecológicos.

Projetos: In love 4 soap – sabão natural e RealMenta- saboaria.

Para saber mais sobre a Dulce Mourato: https://www.facebook.com/sabaonatural/

Inscrição*: 50€

*válida após confirmação do pagamento

Como chegar: Quinta Pedagógica da Caria, Rua do Pinhal Redondo 30, Casal da Barreirinha, 2560-095 Maceira – Torres Vedras || https://goo.gl/maps/CLsur || GPS: 39°10’13.6″N, 9°18’56.8″W

O que disseram os participantes nos últimos workshops da quinta:

Cosmética Natural 2017:

88% deu pontuação 5 / 5 pontos à formação

100% deu pontuação 5 / 5 pontos ao almoço

Foi muito agradável conhecer a Quinta e voltarei

Adorei o espaço e adorei as pessoas que dele fazem parte. Eternamente grata, bem-hajam.

Façam mais workshops!!!

Curso Poda 2018:

4.6 / 5 pontuação média na avaliação da competência do formador

4.5 / 5 pontuação média na avaliação do acolhimento do staff

4.4 / 5 pontuação média na avaliação da componente prática e como evitar os erros mais comuns

Tito Jose Da Conceicao: 5 estrelas – “Muito bom quer da parte das pessoas da quinta e do formador que explicou varias formas de poda e outras duvidas quer na parte prática ou teórica aconselho.

Muito obrigada

Com simplicidade mostraram a eficiência. Gostei.

avaliações anónimas workshops 2018, cursos, formações, fruticultura

Avaliações anónimas de cursos e workshops em 2018

Fique atento aos próximos eventos na Quinta Pedagógica da Caria:

10 JUNHO

>> Tricoché XII (2º domingo do mês)

16 JUNHO

>> Cosmética Natural Facial por Dulce Mourato

24 JUNHO

>> Seminário sobre Programação Neuro-Linguística com Marco Mateus (ENTRADA LIVRE)

8 JULHO

>> Tomilho-Limão: Hora do Chá III (2º domingo do mês)

12 AGOSTO

>> Salva: Hora do Chá IV (2º domingo do mês)

Siga-nos no Facebook em https://www.facebook.com/QPCaria/events/

Clique aqui para ver as próximas atividades

O conteúdo Cosmética Natural Facial (workshop) – 16 de Junho 2018 aparece primeiro em Quinta Pedagógica da Caria.

]]>
https://quintapedagogicadacaria.pt/cosmetica-natural-facial-workshop-16-de-junho-2018/feed/ 0
Festa da Primavera 2018 – 3ª edição https://quintapedagogicadacaria.pt/festa-da-primavera-2018-iii-edicao/ https://quintapedagogicadacaria.pt/festa-da-primavera-2018-iii-edicao/#respond Fri, 16 Mar 2018 13:12:28 +0000 https://quintapedagogicadacaria.pt/?p=1372 Festa da Primavera 2018 – 3ª edição   IIª Feira do Livro Sustentável e Formação de qualidade com workshops gratuitos no 3º Aniversário da Quinta Pedagógica da Caria   16 de Março 2018, Torres Vedras (Press Release – aceder à versão em PDF)   Para comemorar a Primavera, a Quinta Pedagógica da Caria preparou o […]

O conteúdo Festa da Primavera 2018 – 3ª edição aparece primeiro em Quinta Pedagógica da Caria.

]]>
Festa da Primavera 2018 – 3ª edição

 

IIª Feira do Livro Sustentável e Formação de qualidade

com workshops gratuitos no 3º Aniversário da Quinta Pedagógica da Caria

 

16 de Março 2018, Torres Vedras (Press Release – aceder à versão em PDF)

 

Para comemorar a Primavera, a Quinta Pedagógica da Caria preparou o seu 3º aniversário com um Programa Lúdico e Formativo para toda a família, que decorre em Março e Abril.

No dia 3 de Março, aconteceu um workshop teórico e prático de Iniciação à Horticultura Biológica, ministrado pela equipa das Hortas Ecológicas de Portugal. Os participantes aprenderam a cultivar os seus próprios produtos biológicos num pequeno talhão de terreno.

Dia 10 de Março, foi a vez da professora Dulce Mourato ensinar a fazer Sabão Natural. Neste workshop, o azeite e o óleo essencial de alfazema foram dois dos ingredientes nobres escolhidos para criar um sabão suave e aromático.

No próximo sábado, dia 17 de Março (e também no dia 28 de Abril), é tempo de aprender a enxertar com o Eng José Carlos Ferreira, um produtor de fruta biológica (anteriormente professor do Instituto Superior de Agronomia e presidente da AGROBIO). O Curso de Enxertia (teórico e prático) capacita os formandos, sejam curiosos ou fruticultores profissionais, a realizar os seus próprios enxertos. Ou seja, é possível obter diferentes espécies ou variedades de fruta numa mesma árvore, pela união de dois ramos de árvores diferentes. Devido à elevada procura, abriu a quarta edição do Curso de Enxertia no dia 28 de Abril, onde ainda existem algumas vagas.

A entrada na Primavera, celebrada na Quinta da Caria no dia 24 de Março, fica a cargo da Isabel Rosa e da Fernanda Botelho. De manhã a Isabel dinamiza a Oficina de Leites Vegetais, seguindo-se à tarde a Fernanda que apresenta as Flores no Prato, explicando quais são as flores que se podem comer e como utilizar as suas propriedades terapêuticas.

 


” Muito bom, quer da parte das pessoas da quinta e do formador, que explicou várias formas de poda e outras dúvidas, quer na parte prática ou teórica. Aconselho. 5 estrelas “

 

Tito José da Conceição


 

Para a tarde de Domingo dia 25 de Março, com entrada livre, convidámos o psicólogo Miguel Leite da AwaChoice, que promete sugestões sobre como expandir a inteligência emocional e Como Construir a Felicidade nas Relações Interpessoais.

Março termina em festa, no dia 31, com um programa dedicado aos mais pequenos. Nos “Miminhos de Música”, para crianças dos 0 aos 5 anos, as professoras Ana Isabel Pereira e Margarida Silva aplicam de forma lúdica e quase imperceptível a Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon. Este método permite criar oportunidades de desenvolvimento pessoal e social por meio do som e do movimento, onde os bebés e crianças experimentam diferentes linguagens musicais.

Continua ainda até ao final de Abril a IIª edição da Feira do Livro Sustentável, com preços promocionais e temas que incidem na natureza, agrivultura biológica e alimentação saudável.

Entre Janeiro e Fevereiro realizaram-se cinco edições do Curso de Poda de Árvores de Fruto com lotação esgotada. Nos próximos meses, a agenda traz mais temas relevantes, como sejam: Como fazer o meu Jardim Mediterrânico a 7 de Abril, Horta Bio em Casa a 14 de Abril, e um workshop gratuito sobre Programação Neuro-Linguística a 15 de Abril. Para mais informações, visite o site da quinta ou subscreva a newsletter.

 

Como chegar:

Quinta Pedagógica da Caria, Rua do Pinhal Redondo 30, Casal da Barreirinha, 2560-095 Maceira – Torres Vedras https://goo.gl/maps/CLsur  ||  GPS: 39°10’13.6″N, 9°18’56.8″W

 

 

918 919 044  ||  geral@quintapedagogicadacaria.pt

 

 

Clique aqui para saber mais sobre os próximos eventos 

 

 

O conteúdo Festa da Primavera 2018 – 3ª edição aparece primeiro em Quinta Pedagógica da Caria.

]]>
https://quintapedagogicadacaria.pt/festa-da-primavera-2018-iii-edicao/feed/ 0
Como fazer o meu Jardim Mediterrânico – 7 de Abril 2018 https://quintapedagogicadacaria.pt/como-fazer-o-meu-jardim-mediterranico-7-de-abril-2018/ https://quintapedagogicadacaria.pt/como-fazer-o-meu-jardim-mediterranico-7-de-abril-2018/#respond Wed, 14 Feb 2018 15:42:26 +0000 https://quintapedagogicadacaria.pt/?p=1283 Muitos entusiastas da jardinagem e da horticultutra procuram obter um jardim equilibrado, sendo que o jardim mediterrânico é uma escolha sensata para atingir este objectivo, e que pode incluir ao mesmo tempo fins ornamentais e hortícolas.   Como fazer o meu Jardim Mediterrânico Workshop (6h)   O que vou aprender neste workshop?   1. A […]

O conteúdo Como fazer o meu Jardim Mediterrânico – 7 de Abril 2018 aparece primeiro em Quinta Pedagógica da Caria.

]]>
Muitos entusiastas da jardinagem e da horticultutra procuram obter um jardim equilibrado, sendo que o jardim mediterrânico é uma escolha sensata para atingir este objectivo, e que pode incluir ao mesmo tempo fins ornamentais e hortícolas.

 

Como fazer o meu Jardim Mediterrânico

Workshop (6h)

 

O que vou aprender neste workshop?

 

1. A criar um jardim mediterrânico biológico sem usar pesticidas (e ideias para renovar o jardim)

2. Seleccionar plantas que consomem pouca água (e a verificar se os vasos têm falta de água)

3. Desenvolver sistemas para recolher água da chuva e não gastar dinheiro em rega

4. Como preparar a terra correctamente e combinar horta biológica no jardim

5. Como poupar dinheiro com a correcta manutenção das ferramentas básicas

Data:

Sábado, 7 Abril 2018, 10h-17h

 

Programa:

 

Parte I (de manhã , em sala):

– Apresentação e discussão de casos
– Princípios e elementos essenciais para conseguir um jardim mediterrânico equilibrado
– Como fazer um jardim mediterrânico

 

Parte II (de tarde, no terreno):

– Aplicação de conhecimentos e construção de um jardim mediterrânico
– Manutenção de ferramentas e sistemas de rega

 

Formador: Miguel da Silva: Jardineiro e Agricultor Biológico profissional (com Certificado de Aptidão Profissional de Formador, CAP).

 

 

Biografia: Toda a minha vivência é passada no meio rural, sempre com muita admiração pelas actividades do campo e pelo turismo de natureza. A Jardinagem surge em Janeiro de 2009, como parte da actividade profissional, tendo progressivamente desenvolvido uma carteira de clientes onde construo e mantenho jardins na zona de Mafra e da Grande Lisboa. Além dos jardins, sou produtor de uva biológica de mesa e também forneço uva para vinho a pequenos produtores. Durante este período, em particular na jardinagem, as áreas onde adquiri maior experiência são as de intervenção, manutenção, limpeza, construção, e sistemas de rega. Com o objectivo de partilhar os conhecimentos adquiridos nos últimos 9 anos, espero promover a partilha de saberes e ajudá-lo a criar os seus espaços mediterrânicos.

 

 

 

Como chegar:

Quinta Pedagógica da Caria, Rua do Pinhal Redondo 30, Casal da Barreirinha, 2560-095 Maceira – Torres Vedras || https://goo.gl/maps/CLsur || GPS: 39°10’13.6″N, 9°18’56.8″W

Para melhor compreender o trajecto, clique aqui para abrir o PDF com as indicações.

 

 

 

O que disseram os participantes nos últimos workshops da quinta:

 

Curso de Poda 2018:

4.6 / 5 pontuação média na avaliação da competência do formador

4.5 / 5 pontuação média na avaliação do acolhimento do staff

4.2 / 5 pontuação média na avaliação da componente prática e como evitar os erros mais comuns

Tito Jose Da Conceicao: 5 estrelas – “Muito bom quer da parte das pessoas da quinta e do formador que explicou varias formas de poda e outras duvidas quer na parte prática ou teórica aconselho.”

“Muito obrigada”

“Com simplicidade mostraram a eficiência. Gostei.”

 

 

Cosmética Natural 2017:

88% deu pontuação 5/5 pontos à formação

100% deu pontuação 5/5 pontos ao almoço

“Foi muito agradável conhecer a Quinta e voltarei”

“Adorei o espaço e adorei as pessoas que dele fazem parte. Eternamente grata, bem-hajam.”

“Façam mais workshops!!!”

 

 

Fique atento aos próximos eventos da Festa da Primavera 2018 (3ª edição):

 

III Aniversário da Quinta Pedagógica da Caria

– Visitas Guiadas Gratuitas (consulte o nosso site)

Feira do Livro Sustentável IIª edição (Março e Abril – ENTRADA LIVRE)

– Workshops de Horticultura Biológica (3 Março), e de Cosmética Natural e Saboaria (10 Março)

Curso de Enxertia (17 Março e 28 Abril) e Workshops de Comida Biológica e Saudável (24 Março)

– Seminário com o Psicólogo Clínico Miguel Pereira Leite (AwaChoice) “Como construir a Felicidade nas relações interpessoais” (25 Março – ENTRADA LIVRE)

Música para Pais e Bebés ou Crianças até 5 anos (31 Março)

– Como construir o meu Jardim Mediterrânico (7 Abril)

– Seminário sobre Programação Neuro-Linguística com Marco Mateus (15 de Abril – ENTRADA LIVRE)

Cosmética facial com ingredientes naturais (12 de Maio)

 

 

 

 

 

 

Como fazer o meu Jardim Mediterrânico

 

Tem dúvidas qual a espécie que deve escolher para fazer as suas próprias sebes?

 

Gostaria de ter um aconselhamento no planeamento do seu jardim mediterrânico exterior com plantas resistentes e com espécies mediterrânicas?

 

Não perca este novo workshop.

 

 

 

O conteúdo Como fazer o meu Jardim Mediterrânico – 7 de Abril 2018 aparece primeiro em Quinta Pedagógica da Caria.

]]>
https://quintapedagogicadacaria.pt/como-fazer-o-meu-jardim-mediterranico-7-de-abril-2018/feed/ 0